Forum

Forum


 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Recupere CDs e DVDs riscados usando creme dental

Ir em baixo 
AutorMensagem
AdminLoader
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 487
Data de inscrição : 02/02/2009

MensagemAssunto: Recupere CDs e DVDs riscados usando creme dental   Sab Fev 13, 2010 4:42 am

Apesar de ser um dos mais manjados e conhecidos truques da internet, muita gente ainda desconhece o recurso de recuperar CDs e DVDs riscados usando creme dental.
A técnica é simples: com o auxílio de algodão ou pano macio, faz-se um polimento na face gravada do disco usando o creme dental como se fosse uma “cera lustradora”. Esse processo permite que o disco possa ser lido novamente, podendo assim ser feito uma cópia de backup dele.

Muitos dizem que isso é possível devido ao fato do creme dental ocupar os espaços preenchidos pelos riscos, permitindo assim a leitura da mídia, mas é óbvio que isso é totalmente infundável. A grande mágica dessa técnica está na palavra “abrasividade”.
Quando inserimos um CD ou DVD em uma unidade leitora, um feixe de laser é direcionado à superfície do disco. Esse laser é então refletido de volta ao canhão, e é essa reflexão do laser que traz as informações lidas no disco, que serão interpretadas pela unidade leitora e mostradas ao usuário. Quando a mídia possui um risco, o laser não consegue refletir a luz naquele local, fazendo com que aquela área seja considerada nula, ocasionando assim o erro de leitura.
O uso do creme dental faz com que se crie uma abrasividade no acrílico da mídia, ou seja, aquele local onde contém o risco passa a ficar com se "magnetizado", permitindo assim que mesmo a superfície do acrílico estando riscada, o laser consiga ler as informações contidas naquele local.

Para fazer o processo é simples, basta seguir os passos abaixo:

- Espalhe uma pequena quantidade de creme dental na superfície gravada da mídia. Não pode ser muito, apenas o suficiente para cobrir toda a região da mídia.
- Pegue um pedaço de algodão ou pano bem macio, molhe com água e retire todo o excesso, deixando-o apenas levemente umedecido.
- Espalhe o creme dental sobre a superfície da mídia, iniciando do centro para a borda e em movimentos circulares, acompanhando o sentido das trilhas.
- Use uma leve pressão ao fazer os movimentos circulares, não pode por muita força senão você irá riscar mais ainda o disco, faça apenas uma pressão suficiente como se estivesse polindo algum metal.
- Depois de coberto toda a área da mídia e ter feitos movimentos circulares suficiente para polir toda a superfície, enxague a mídia em água corrente para retirar todo o excesso do creme dental que restou. Enxugue a superfície com papel higiênico ou pano macio seco, com cuidado e sempre em movimentos circulares do centro para a borda.

Pronto, está feito o polimento da mídia. Agora basta colocar no computador e fazer uma cópia do disco, em quase 100% dos casos a mídia conseguirá ser lida sem erros pelo leitor.
Conforme a superfície da mídia vai perdendo a abrasividade imposta pelo creme dental, ela tende-se a voltar a apresentar erros de leitura, nesse caso é necessário repetir todo o processo, mas lembre-se que cada vez que é feito esse polimento caseiro, a mídia ganha mais alguns riscos, então haverá uma hora que a mídia ficará totalmente ilegível devido a grande quantidade de riscos.
A principal função dessa técnica é apenas tornar a mídia legível por alguns instantes para que se consiga fazer uma cópia de backup.
Eu particularmente já recuperei dezenas de mídias usando essa técnica, seja ela CD de música, DVD de filme ou jogos. Meu filho tem vários DVDs de desenhos que ele gosta e constantemente tenho que recuperar um ou outro que ele acaba riscando, evitando assim ter que relocar o dvd na locadora ou fazer o download novamente.

Somente duas observações importantes: nunca, em hipótese alguma, faça movimentos que não seja circulares acompanhando o sentido das trilhas. Movimentos em outro sentido, principalmente em linha reta oposta as trilhas irá causar riscos mais difíceis de serem corrigidos e deixará a mídia praticamente ilegível de vez.

A outra observação é sobre a pressão ao fazer o polimento, nunca esfregue com força, faça movimentos suaves, apenas com a pressão necessária para que você sinta que a superfície está sofrendo o atrito do algodão ou pano com o creme dental.
Uma última dica é quanto ao creme dental, apesar de teoricamente qualquer um poder ser usado, eu recomendo aquele Sorriso da embalagem amarela, por ser o mais abrasivo que existe. Quanto mais branco for o creme dental, mais abrasivo ele é, quanto mais colorido menos abrasivo ele é. E tem que ser creme dental, gel dental não serve pois possui pouquíssima abrasividade.

Desculpem-me pelo longo texto, mas espero que tenham gostado e que consigam recuperar suas mídias com sucesso. Deixem aqui depois seus comentários dizendo se conseguiu ou não recuperá-los.


king

_________________

Valoriza o Trabalho... Agradecer e Comentar não custa nada...
Avisem, se houver algum link Off ou Trailer Off!!!

Loader's House 2.0 - http://lhnew.blogspot.com/
Loader's House Soundtracks - http://loaderhousesoundtrack.blogspot.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://lhnew.blogspot.com
 
Recupere CDs e DVDs riscados usando creme dental
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [tutorial] Usando time lines
» acesso aos arquivos do meu forum usando ftp ou algum protocolo similar.
» Como descubro o tema que eu estou usando no meu forum ?
» Usando o target blank
» Nome de usuários riscados

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum :: Ajudas e Toturiais :: Toturiais Diversos-
Ir para: